sábado, 3 de novembro de 2012

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CONSTRUÇÃO E SELEÇÃO DE INDICADORES PARA A MEDIÇÃO DO DESEMPENHO

 
Aprofundar conhecimentos e transmitir competências que permitam aos participantes identificar os vectores condutores de valor alinhados com a implementação da estratégia e construir um sistema de indicadores de medição do desempenho no contexto específico das organizações públicas.

Pretende-se, por esta via, desenvolver procedimentos, ferramentas e metodologias que permitam aos participantes:

:: Entender o modelo de criação de valor e relacioná-lo com os processos críticos

:: Identificar os recursos e as actividades que, nesses processos críticos, concorrem para a realização de estratégias ao serviço do bem público

:: Identificar os factores chave e seleccionar indicadores para medir o desempenho

:: Construir mapas de criação de valor e mapas estratégicos
 

Programa:
CICLO I – ESTRATÉGIA AO SERVIÇO DO BEM PÚBLICO
Missão, visão e estratégia do serviço público
O modelo de criação de valor
Processos críticos para a realização da estratégia
Actividades, recursos, competências e capacidades
Análise dos stakeholders do serviço público

CICLO II – VALOR PÚBLICO
Conceito de valor público
Criação de valor público e avaliação de desempenho
Repartição de valor público e justiça social
Produtores e beneficiários do valor público: politicas e estratégias
Medidas de valor público e gestão pública

CICLO III - IDENTIFICAÇÃO E SELECÇÃO DE INDICADORES
Propriedades dos indicadores
Tipologia dos indicadores
Indicadores financeiros e indicadores não-financeiros
Indicadores de ocorrência (lagging) e indicadores de tendência (leading)

CICLO IV – DESENVOLVER MÉTRICAS DE DESEMPENHO
Selecção de indicadores de medida: Por que medir? O que medir? Como medir?
Indicadores do tipo false alarms e do tipo gaps
Fontes de verificação que alimentam as métricas
Benchmarking e a busca das melhores práticas do mercado

CICLO V – FUNDAMENTOS E FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE MAPAS ESTRATÉGICOS NO SERVIÇO PÚBLICO
A importância das medidas nos processos de tomada de decisão na gestão de serviços públicos
Relações de causa/efeito e relações de complementaridade: casos relevantes
Mapas de criação de valor e mapas estratégicos
Sistemas de gestão e avaliação do desempenho

CICLO VI - MEDIÇÃO DE VARIÁVEIS CHAVE DO DESEMPENHO DO SERVIÇO PÚBLICO
Eficácia e eficiência
Legitimidade e confiança pública
Responsabilidade social
Clima organizacional
Qualidade e Satisfação

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